5.11.09

Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência

Em comum com a ONG Mundo Sem Guerras através do seu representante Emilio Rubio, coordenador da Marcha Galiza-Portugal, o GRUCAMO organizou, com o total apoio da Camara Municipal de VN Famalicão, da Fundação Cupertino de Miranda, B. V. de Famalicao e B.V.Famalicenses, várias associações concelhias, CNE e Agrupamento de Escolas do concelho, nos passados dias 31 de Outubro e 4 de Novembro várias actividades inseridas na Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência.
Esta Marcha Mundial, iniciada em 2 de Outubro na Nova Zelândia irá terminar no dia 2 de Janeiro de 2010 aos pés do monte Aconcágua, na Argentina.
Foram dois dias cheios de alegria, emocionantes pelo sentido  humanitário transmitido, vividos intensamente pelo desejo comum de quantos preferem a Paz à Guerra, o Diálogo à Violência, no respeito pela Vida Humana.
No dia 31 de Outubro foram muitas as actividades desenvolvidas, todas congregadas num enorme grito de alerta para que o mundo caminhe no sentido da Paz e da Não-Violência.
Foi uma jornada louvável de que nos orgulhamos.
No dia 4 de Novembro - dia oficial da passagem da Marcha por VN Famalicao - os alunos das escolas de Seide S. Miguel, Seide S. Paio, Abade de Vermoim e Antas, acompanhados pelas suas professoras e auxiliares colaboraram activamente no cordão humano que realizamos, em caminhada pedestre entre a Casa de Camilo-Museu e Centro de Estudos e o Mosteiro de Antas (S. Tiago), acompanhados pelo coordenador internacional da Marcha, elementos do movimento Humanista e elementos do GRUCAMO.
A passagem de testemunho entre escolas (simbolizada por duas bandeiras da Marcha Mundial), a significativa canção entoada por todas as crianças, a largada de pombos, foram momentos emotivos deste dia.
A entrega pelo Emilio Rubio às directoras escolares, de uma bandeira da Marcha para ser colocada na respectiva unidade, concluiu a passagem da mesma pela nossa terra.
Este evento ficará como um dos mais importantes e orgulhosos contributos do GRUCAMO em prol da PAZ e da NÃO-VIOLÊNCIA.