4.8.10

Os "GRUCAMINHOS" e os "AVÓS E NETOS"

Foram, por razões de calendário, ajustadas para o fim de semana de 24 e 25 de Julho as actividades relativas ao acampamento dos "GRUCAMINHOS" e ao passeio dos "AVÓS e NETOS".
Duas actividadesa distintas mas que se complementam nos seus ideais.
No sábado, dia 24, partimos  rumo ao parque de campismo de Travanca, no Mezio, acompanhados apenas de três "Grucaminhos"; a Cátia, a Ana Sofia e a Tânia, que demonstraram ser óptimas companhias, divertidas, atentas e encantadas pelos momentos que viveram.
Durante o dia realizamos um pequeno percurso de adaptação (cerca de 8 kms) através das matas do Mezio, sentindo a alegria das nossas companheiras pelo facto de conviverem de perto com as manadas de cavalos existentes no local, tendo como surpresa principal avistado um corço em corrida rápida através da vegetação.
Mais tarde foi nas lagoas que, como "aves" à solta, mergulharam nas limpidas e frescas águas do rio Grande, divertindo-se alegremente com a Manuela.
Após o jantar foi  iniciada a marcha nocturna. Descemos para a ponte do rio Grande, subindo pelo trilho ladeado de enormes giestas. Ao longe as luzes piscavam nos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, o silêncio tinha um som único e belo e apenas um sapo (enorme) ruidosamente atravessava o caminho. Entre sombras imaginárias, um nervoso miudinho e alguns gritos assustados foi mais um momento de convívio e experiência para as "aventureiras".
Foram poucos, mas muito bons os "GRUCAMINHOS". Esperamos que no próximo ano os mais pequenos se decidam por nos acompanhar para viverem momentos que jamais esquecerão. Até 2011...!

 
 

No dia seguinte, chegavam os autocarros com os pais dos "GRUCAMINHOS", os associados e os "Avós e Netos".
Uma caminhada até junto dos monumentos megalíticos do Mezio, motivou o interesse de todos que admiraram a câmara funerária com cerca de 4000 anos, ignorada de muitos dos presentes.
Depois, retomada a viagem nos autocarros, prosseguimoe até junto do parque de campismo de Travanca, onde todos se instalaram em plena mata, transportando os seus "farneis", percorrendo o local e visitando as lagoas.
Foi um dia de bonito convívio, aproveitando a tarde para dar uns mergulhos nas cristalinas e convidativas águas do rio.





























                                                                                                                                                                                                                                      Ao fim da tarde foi o regresso a casa, com a certeza de que no próximo ano, voltaremos a encontrar-nos! Até lá ...