8.10.10

GREDOS ... O VENTO ... E A PAISAGEM QUE NÃO VIMOS!

Por influência Divina ou apenas coincidência ambiental, a nossa Marcha Internacional a GREDOS foi demasiado martirizada pela natureza que tanto respeitamos. No dia da chegada ao "Camping Navagredos" o sol e o céu limpo pronunciavam bom tempo, próprio para a actividade e os anseios de alguns companheiros que tencionavam subir ao Pico Almanzor. Mas, contra factos não existem argumentos e foi uma caminhada dura a que tivemos no dia seguinte, por vezes violenta atendendo à força do vento que atingiu (registados) 147 kms/hora aos 2200 metros de altitude (nos Barrerones), devendo ultrapassar os 160 Kms/hora em certos momentos. Fustigados pela implacável chuva que no rosto deixava marcas e pelo vento que nos projectava para fora do trilho não deixamos de percorrer os cerca de 9 Kms desde a Plataforma de Gredos até junto do Refúgio Elola nas margens da Lagoa Grande.
Quanto ao Almanzor, ficou a "mirar" do alto a nossa presença, desafiante e escondido entre nuvens, porque  não o conseguimos ver!
Foi realmente um dia de coragem, sacrifício, companheirismo e ... desilusão.
Mas como não somos de virar as costas aos desafios, voltaremos...!
Entretanto dadas as condições adversas decidimos "levantar tendas" e rumar a casa nessa noite.
Serviu positivamente esta Marcha Internacional 2010 para que um novo elemento (Tozé) fique integrado neste grupo de Amigos recebendo os seus "galões" de montanheiro, demonstrado que foi o seu espírito de sacrifício, a sua determinação face ao desafio da natureza, o seu companheirismo, a sua boa disposição e
disponibilidade constantes.
Seja bem-vindo ao nosso GRUCAMO.
                     Eis as imagens que não conseguimos ver ...

 CIRCO DE GREDOS, Lagoa Grande e "ALMANZOR"

O "ALMANZOR" visto dos "Barrerones"

         Subida para o PICO "ALMANZOR"

 Lagoa Grande, Refúgio "Elola" e ALMANZOR