7.10.13

"AVÓS e NETOS" no BUÇACO

O dia de verdadeiro verão estava destinado para concluir a adiada actividade dos "Avós e Netos".
Partimos com a alegria dos mais idosos e a irreverência dos mais novos. Já estavam percorridos muitos quilómetros, quando o primeiro transporte (carrinha da Junta de freguesia) se encontrava na área de serviço de Antuã e recebemos  a informação que o autocarro estava com problemas mecânicos, parado em plena auto-estrada. Reparada a avaria (uma correia partida) iniciaram a viagem e logo após surge novo problema  -  um pneu rebenta originando nova paragem. Sem solução no local, tiveram que percorrer em marcha cuidada cerca de 3 kms para chegar à área de serviço. Mas o mais caricato estava para chegar...
De "mangas arregaçadas"  -  ou melhor, em t'shirt (branca para colorir de óleo)  -  o nosso companheiro Manuel Leitão, apoiado pelo Tozé, lança "mãos à obra" e inicia os preparativos para trocar o pneu. Bem procuram o "macaco", mas este devia estar retirado em férias ...
A solução foi pedir o apoio dos serviços da Brisa que surgiram com muita brevidade.
Novo problema surgia, agora com dificuldade para a colocação do tal "macaco" disponibilizado pelos serviços de apoio.
Não desanimaram os "técnicos"e conseguem arranjar um enorme bloco de cimento para suportar o peso do autocarro, elevando o mesmo para trocar o pneu rebentado.
Entretanto os "passageiros" davam palpites e aguardavam calmamente a resolução do problema.
Ultrapassados os "simples" problemas mecânicos, seguimos rumo ao Buçaco. As "Portas de Coimbra" (entrada da Mata do Bussaco) pareciam estrangular o autocarro que a muito custo conseguiu entrar sem danos. Um pouco acima escolhemos o local para o almoço, muito próximo do Vale dos Fetos e mesmo junto da magnífica escadaria da Fonte Fria
Terminado o repasto era tempo de começar a caminhar. Um grupo (dos mais desportistas) decidiu "atacar" através do Vale dos Fetos, seguindo para a Cruz Alta. Um segundo grupo iniciava através de Fonte Fria o acesso aos jardins do Palácio. Finalmente, o terceiro grupo, composto pelos mais idosos (mas dignos apreciadores do local) foram auto-transportados até junto do magnífico monumento transformado (infelizmente) em hotel. 
Enquanto era aguardado o regresso dos mais arrojados, calmamente instalados nos bancos junto ao bonito jardim frontal os mais idosos conversavam animadamente. Entretanto um pequeno grupo resolveu seguir através da mata até ás Portas da Rainha.
Chegado o momento de reunir todo o grupo, foram chamados para a "foto de grupo" e deliciaram-se com a presença romântica dos noivos "beijoqueiros" que faziam as "poses" normais para a "câmara de vídeo voadora" captando os momentos de ternura que o par vivia.
Depois foi o regresso ao local de almoço, para o lanche e surgia a despedida deste local encantador, com a satisfação aclarada no rosto e nos olhos brilhantes (não só de alegria ...), com a certeza que os momentos de alegre confraternização à mistura com as peripécias da viagem, nunca serão esquecidas e se possível, repetidos no próximo ano. Até lá!