10.1.11

FESTA DOS REIS 2011

Cumprindo o Plano de Actividades para 2011, iniciamos em Alegria este começo de Novo Ano que desejamos seja o relançar de novas iniciativas de indole associativa, mas também de óptimas realizações pessoais para todos que constituem o GRUCAMO.
O desejo de que esta Festa de Reis tivesse a presença de muitos associados foi concretizado e os 51 elementos que nela participaram, activamente reviveram a alegria de sempre.
Foi iniciado o convívio com a apresentação do programa delineado, sendo a primeira "novidade" a camisola do grupo contendo a assinatura de JOÃO GARCIA, "troféu" conseguido pelos nossos companheiros.
 De seguida, deliciaram-se os presentes com a apresentação (projecção) dos momentos mais marcantes  nas nossas caminhadas, repleta de paisagens magníficas valorizadas pela capacidade humorística, saudávelmente crítica da Filomena Tomás. 
Foi então a vez dos "Grucaminhos", apoiados por alguns adultos, fazerem valer os seus conhecimentos artísticos com a interpretação de uma pequena história sobre os Reis Magos, designada por "A Estrela Cadente", preparada e ensaiada com louvável entusiasmo pela Cristina Lameiras.
Foi um momento de ternura, muito bonito, aplaudido por todos os presentes.
                           
Aberto o Concurso de Fotografia a escolha dos trabalhos apresentados recaiu sobre as fotos do Vitor Cesar e do Mário Almeida, mas os restantes participantes também tiveram direito a Prémio de Participação e a fotografia de grupo.
Iniciado o convívio gastronómico, foi ver uma autêntica "corrida" à "Sopa Montanheira" que, parece, estava em boas condições comestíveis e depressa desapareceu a primeira quantidade.
Para "agitar" a rivalidade dos "espíritos" presentes a Filomena inicia "A Guerra dos Sexos" que dá a vitória ás senhoras por 8 pontos contra 7 dos homens ... e as risadas trocistas das senhoras não se fizeram esperar. Foi divertido!

Após a projecção de mais algumas apresentações paisagísticas, recordando o percurso montanheiro do Grucamo, foram finalmente "atacados" os doces que revestiam todas as mesas e partimos para o momento mais aguardado  -  a participação dos nossos "artistas" -  como complemento da copiosa refeição.
 
Mas, depois das "(des)coordenadas" canções em grupo, do cordão humano ao som das mesmas e dos momentos de profunda inspiração dos "nossos mais conhecidos cantores", foi digno de ver o "show" dos mais pequenos que não quiseram deixar de participar, introduzindo a "dança do ventre"(o Gonçalo Ribeiro e o Gonçalo Oliveira).
Foi estrondoso ... e de encantar!

Era já madrugada, quando se calaram as violas porque as gargantas já estavam em péssimo estado e todos, com um sorriso de intensa alegria,  regressavam aos seus lares com a certeza de voltar ... em 2012.

Finalmente, queremos deixar uma palavra de apreço a quantos participaram, apoiaram e dignificaram esta Festa dos Reis.
Para a Organização, cujos elementos ( Orlanda, Cristina, Filomena, Sameiro, Carmo, Reinaldo Ferreira, Vitor e Mário)  dedicadamente emprestaram os seus tempos livres e disponibilidade à preparação desta Festa, vão as nossas felicitações e o nosso abraço montanheiro. 
Para os GRUCAMINHOS (o Gonçalo Ribeiro, a Mariana, a Maria João, a Carolina, a Margarida Vilela e a  Ana Sofia) o nosso carinho e a promessa que os não esquecemos, porque são eles o futuro do GRUCAMO.
Bem hajam!