19.6.11

Marcha Internacional 2011 - LAS MÉDULAS

Após a participação na VI Caminhada Camiliana em que estivemos presentes com um pequeno grupo de figurantes , mas a que não deixamos de prestar o apoio de sempre, partimos para a nossa Marcha Internacional 2011 programada para um dos mais belos lugares de interesse cultural e paisagístico de Espanha  -  Las Médulas.
Após algumas horas de viagem chegamos ao camping "El Bierzo"em Villamartin de La Abadia onde ficamos instalados por dois dias.
Na manhã do dia 11 seguimos ao nosso destino caminheiro e logo ficamos encantados pela simplicidade e simpatia dos locais, iniciando a caminhada na aldeia de Las Médulas.
 Embrenhamo-nos pela vasta floresta de castanheiros e cerejeiras, logo encontrando as primeiros e ponteagudos maciços de terra avermelhada desgastados pela erosão que lhes conferiu um aspecto interessante. Atingidos os dois primeiros locais de exploração aurífer, visitamos as minas La Encantada e La Cuevona, seguindo em direcção da "fuente de la Tia Viviana".
 Pela "Senda de Las Valiñas" seguimos até ao Centro de Visitantes da aldeia, iniciando a subida para o Mirador de Pedrices seguindo para as médulas de Yeres. Depois, através da "Senda de Reirigo" caminhamos até ao Mirador de Orellán, cuja visão sobre as Médulas é verdadeiramente fascinante.
Iniciamos o regresso através da "Senda de los Conventos" avistando ao longe Ponferrada e o Lago de Carucedo.
Após 15,2 kms chegamos ao local de partida e era visível em todos os participantes a alegria de ter visitado um dos mais emblemáticos locais da região ourensana, outrora ponto de referência para os Romanos que ali conseguiram retirar o ouro para cunhar as suas moedas, local hoje considerado Património da Humanidade.
A grandeza da paisagem é sem dúvida uma das melhores imagens que guardaremos para sempre nas nossas recordações montanheiras.Mais uma vez, trouxemos na mochila gratas recordações.
Até 2012 ...!