28.7.11

"O Calvário" ... da ERMIDA do XURÊZ!

Foi um percurso para sete, mas todos corajosos, bem dispostos, assustados!!! (quem?) ... e preocupados ao fim da tarde. Mas foi um dia para recordar, não pelos 20 kms palmilhados, mas pelas peripécias vividas face à preocupação de alguém em chegar à "civilização".
Mas vamos aos factos!

 

Iniciada a caminhada, subimos por caminho cabreiro desde a Geira Romana até ao trilho da Ermida do Xurêz. Alguns dos presentes, vestindo calções para "amorenar" o pele, logo sentiram os efeitos dos arbustos "picantes" que bordejavam o caminho. Foram cerca de duzentos metros de subida que "amaciaram" as pernas mais sensíveis!
Prosseguimos subindo até chegar à Capela de Nossa Senhora do Xurêz, onde refizemos reposição de calorias (a aguardente do Jacinto assim permite) partindo depois para as margens do rio Villameã.
As maravilhosas lagoas e quedas de água convidavam a um mergulho, mas o tempo disponível não permitia uma descida ao rio. Subimos até junto da ponte da Mina da Sombra e iniciamos o regresso pelo estradão que nos conduz à Portela do Homem. 











A vista sobre o vale de Vilameã e os penhascos  do Altar dos Cabrões contrastam numa ligação fantástica de duas imagens de imponente beleza.
Chegados à bifurcação da Cabana do Curro prosseguimos pelo antigo trilho, atravessamos o rio e subimos a encosta ao encontro do PR que nos levava à Geira Romana. A Manuela, precocupada em encontrar o melhor local de passagem (o trilho está pouco utilizado) resolve desaparecer entre a vegetação (tinha "aterrado") resultando um belo arranhão (profundo) numa perna.
O Joaquim Vilaça deixa-se enganar pelas brincadeiras do Jacinto que dizia ser necessário pernoitar no local. O receio resultante dos poucos hábitos montanheiros leva o nosso companheiro a mostrar ansiedade e preocupação, "até porque não tinha trazido os medicamentos....". A preocupação transforma-se em receio de ter um acidente na descida íngreme que tinha iniciado. Para ajudar, brincamos informando que ainda faltavam muitos kms e a noite caía.
Que raio de mania de assustar os companheiros ...!
Chegados à Geira Romana, o alívio era notório e foi, mergulhados (alguns) na Lagoa das águas quentes do rio Caldo, que terminamos mais um dia repleto de belos momentos.
Como sempre, ficam as recordações...!