23.5.12

29 ANOS DEPOIS ... DISSEMOS, PRESENTE!

8 de Maio de 1983. 13 de Maio de 1012.
Decorreram 29 longos anos para que , finalmente, tivesse surgido o momento marcante de reunir em Convívio com o encantador Povo da aldeia natal do GRUCAMO  -  ERMIDA, na Serra Amarela.
No sábado de manhã, já alguns elementos (Sameiro, Orlanda, Manuela e eu próprio) deslocados para a aldeia serrana, iniciavam a preparação dos "comestíveis" destinados ao churrasco prometido e à famosa "Sopa Montanheira".
De tarde chegavam mais alguns elementos ( o Tó e Helena, o Mário, Fátima e Ana, o Manuel Leitão e mais tarde os convidados dos "Calcantes" - Pedro, José e Nuno).
Após um jantar bem "apetrechado" foi iniciada a caminhada nocturna que nos levaria até ao arraial da aldeia de Entre-Ambos-os-Rios. Iniciada pelo "Trilho da Ermida" logo começaram as ligeiras "des(orientações)" provocadas pelo facto do caminho estar muito cerrado (desde à 4 anos que não existe passagem dos animais - informação dos residentes) e o guia ter esquecido algumas partes importantes de passagem. Entre avanços e recuos, lá conseguimos acertar com o caminho cabreiro e a passagem pelo estreito corredor ladeado de altas e impertinentes giestas ao longo da maior parte do percurso foi uma verdadeira aventura e "tortura". Perguntem à Fátima!
Regressados a Ermida, foi um pandemónio para estabelecer a ordem no salão-dormitório devido ao silêncio sempre quebrado pelas anedotas do Manuel Leitão.
O silêncio chegou apenas pelas 3 horas da manhã.
O autocarro cedido pela Junta de Freguesia de Seide S. Miguel, chegara a Lourido, na manhã do dia 13, sendo efectuado o "transbordo" dos associados chegados.
Pelas onze horas os primeiros convidados da aldeia chegavam à Junta de Freguesia local onde estava instalada a recepção e foi com emoção que visualizaram a apresentação fotográfica que apresentamos, recordando momentos das suas vidas serranas. Vimos lágrimas de saudade nos olhos cansados, mas sentimos que estavam felizes pelas recordações que reviviam nesse momento.
Após a entrega de lembranças ao Presidente da Junta, senhor Manuel Ascensão e aos habitantes presentes, iniciamos a "petiscada" acompanhada pelo apaladado "americano" oferecido pelos nossos convidados, culminada com o Bolo de Aniversário ostentando a logotipo da Ermida. Foi um verdadeiro momento de encantadora Amizade montanheira.
Depois, os mais valentes e decididos membros associativos carregaram as mochilas, iniciando a "famosa" Caminhada das Mulheres que viria a terminar junto ao Castelo de Lindoso.
Como sempre, voltaremos um dia, para reviver emoções...!